Graduação em Ciências Ambientais

Docentes Curso de Ciências Ambientais

Adilson Viana Soares Junior

Titulação máxima: Doutorado, Regime de Trabalho: DE.

Professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geotectônica, atuando principalmente nos seguintes temas: Evolução geológica de riftesmesozóicos, Influência do embasamento na instalação dos riftesmesozóicos, Evolução da paisagem, Paleogeografia e Neotectônica na Região Amazônica. Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1999), Mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2002) e Doutorado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2007). Desenvolve projeto de Pós-Doutorado na UNESP - Rio Claro. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6695778138601225. Unidades Curriculares (UCs) no Curso ciências Ambientais: Geomorfologia, Recursos Energéticos, Análise de Risco Geológico.

 

Ana Luísa Vietti Bitencourt

Titulação máxima: Doutorado, Regime de Trabalho: DE.

Possui graduação em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Geografia Física - Université de Caen, França (1998). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema. Experiência na área de Geociências, com ênfase em evolução de paisagens Quaternárias, atuando em interfaces com arqueologia, palinologia e ecologia de paisagens, Tutora grupo PET Ciências Biológicas e Coordenadora do Curso Ciências Ambientais. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1230773059940967. Unidades Curriculares (UCs): Geologia II; Geoprocessamento e Análise de Dados Espaciais; Arqueologia e Meio Ambiente; Paleoambiente e Palinologia: usos e aplicações.

 

Andréa Rabinovici

Titulação máxima: Doutorado, Regime de Trabalho: DE.

É bacharel e licenciada em Ciências Sociais (IFCH-UNICAMP, 1992 e 1994), especialista em Turismo Ambiental (SENAC-SP, 1998), mestre em Ciência Ambiental (PROCAM- USP, 2002) e doutora em Ambiente e Sociedade (NEPAM - UNICAMP, 2009). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo, campus Diadema, na Área de Ética, Ambiente e Sociedade. Lecionou na UFSCAR, Sorocaba com a qual mantém vínculo como professora e orientadora credenciada no Mestrado Profissional em Sustentabilidade em Gestão Ambiental (PROSGAM). É docente colaboradora do Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável da Escola Superior de Conservação Ambiental Sustentabilidade (ESCAS), ministrando cursos e participando dos comitês de orientação. Lecionou em várias instituições de ensino superior entre 2001-2007. Atuou voluntariamente como Diretora de Projetos do Instituto Physis Cultura & Ambiente até 2010. É avaliadora de cursos superiores pelo INEP/MEC. Foi co-editora executiva da Revista Ambiente e Sociedade, revisora do periódico Revista Brasileira de Ecoturismo, da Revista Ambiente e Sociedade e da Revista Rosa dos Ventos. Membro da ANPPAS (Assoc. Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Ambiente & Sociedade) e sócio fundadora da Sociedade Brasileira de Ecoturismo. Atua na interface das áreas de ciências sociais (antropologia), meio ambiente e turismo, com temas variados tais como ambientalismo, Organizações Não Governamentais, processos participativos, populações tradicionais, turismo de base comunitária, quilombolas, áreas protegidas, inclusão social, ética e meio ambiente e educação ambiental. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4506171831521594. Unidades Curriculares (UCs): Ética e Educação Ambiental; Antropologia Cultural e Uso Público em Unidade de Conservação.

 

Carla Grigoletto Duarte

Titulação máxima: Doutorado, Regime de Trabalho: DE.

Engenheira Ambiental formada pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, com doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental, também na EESC/USP. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado de 2013 a 2016, na Escola Politécnica da USP, com bolsa Fapesp, em pesquisa voltado ao licenciamento ambiental e Avaliação de Impacto Ambiental. Já atuou em projetos de pesquisa e consultoria nos temas: licenciamento ambiental, avaliação de impacto ambiental, avaliação ambiental estratégica, planejamento ambiental, indicadores de sustentabilidade, gestão ambiental municipal, planejamento de recursos hídricos e planejamento energético. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1016205399128245. Unidades Curriculares (UCs): Gerenciamento Ambiental.

 

Camila de Toledo Castanho

Titulação máxima: Doutorado, Regime de Trabalho: DE.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela FFCLRP - USP (2002). Durante seu mestrado, concluído em 2005 na mesma faculdade, trabalhou com ecologia de ecossistemas investigando fatores determinantes na decomposição foliar em diferentes formações florestais do estado de São Paulo. Desenvolveu seu doutorado no Programa de Ecologia do Instituto de Biociências da USP na área de ecologia de comunidades, investigando interações entre plantas em restinga. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Diadema. Tem experiência na área de Ecologia Vegetal, com ênfase em ecologia de ecossistemas e comunidades. Atualmente tem especial interesse em interações positivas entre plantas (facilitação), nos mecanismos subjacentes e em suas implicações para a restauração de áreas degradadas. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6667369800261150. Unidades Curriculares (UCs): Ecossistemas Terrestres; Degradação de Biomas Terrestres e Introdução à Sistemática Biológica e Ecologia.

 

Cláudio Benedito Baptista Leite

Titulação máxima: Doutorado, Regime de Trabalho: DE.

Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Agronomia (Física do Ambiente Agrícola) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é professor da Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrogeologia, atuando principalmente nos seguintes temas: área contaminada, hidrogeologia, solo contaminado, água subterrânea e meio ambiente. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5991628846150178. Unidades Curriculares (UCs): Geologia I; Dinâmica da Água nos solos e rochas; Modelagem Hidrogeoquímica; Iniciação à Geoestatística.

 

Cristina Rossi Nakayama

Titulação máxima: Doutorado, Regime de Trabalho: DE.

Possui graduação em Ciências Biológicas (1994) e mestrado em Ecologia e Recursos Naturais (1999) pela Universidade Federal de São Carlos. Doutora em Microbiologia pela Universidade de São Paulo (2005), fez pós-doutorado no Departamento de Microbiologia da USP, desenvolvendo pesquisa com a ecologia microbiana do ciclo do metano no ambiente marinho antártico. Exerceu ainda a função de gerente de projeto na América do Sul para o Censo de Vida Marinha Antártica (CAML), um projeto do Censo de Vida Marinha (CoML) que integra as atividades Ano Polar Internacional (API). Trabalhou como supervisora na empresa C&C Technologies, prestadora de serviços de monitoramento ambiental para a Petrobras. Atua como professora adjunta na UNIFESP, Campus Diadema, desde 2011. Como pesquisadora, tem experiência em Microbiologia Ambiental, atuando principalmente nas seguintes áreas: ecologia e biodiversidade microbianas; ciclo do metano; arquéiasmetanogênicas e bactérias metanotróficas; e biodegradação aeróbia e anaeróbia de compostos xenobióticos. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5087991903554322. Unidades Curriculares (UCs): Metodologia Científica; Fontes e Destino de Poluentes; Saneamento e Tratamento Ambiental.

 

Cristina Souza Freire Nordi

Titulação máxima: Doutorado , Regime de Trabalho: DE.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP (1977), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1982) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1993). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo/Campus Diadema . Tem experiência na área de Botânica Criptogâmica, com ênfase em Ecofisiologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: microalga, polissacarideos extracelulares, epr, filmes nanoestruturados. Atualmente atuando também na área de monitoramento de represas. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1133827212627122. Unidades Curriculares (UCs): Ecossistemas Aquáticos e Introdução à Sistemática Biológica e Ecologia.

 

Décio Luís Semensatto Júnior

Titulação máxima: Doutorado, Regime de trabalho: DE.

Graduou-se em Ecologia e realizou doutorado-direto em Geociências e Meio Ambiente, ambos na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atualmente, é Professor Adjunto II da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Diadema, e vice-coordenador do Curso de Graduação em Ciências Ambientais. É líder do Grupo de Pesquisa em Planejamento e Processos em Meio Ambiente (UNIFESP/Diadema), participa dos grupos de pesquisa em Padrões e Processos Ecológicos (UNIFESP/Diadema) e em Análises Ambientais (UnG), todos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, e colabora com o Centro de Ecologia Funcional (Universidade de Coimbra, Portugal). Foi presidente da Associação Brasileira de Ecólogos (ABE) entre 2007 e 2009. Atua na área de Ciências Ambientais, Ecologia Aplicada e Micropaleontologia do Quaternário. Trabalhou entre 2006 e 2008 como Pesquisador Visitante do Programa de Formação de Recursos Humanos em Geologia e Ciências Ambientais para o Setor de Petróleo e Gás PRH-05 (Convênio MCT/FINEP/ANP/UNESP). Atuou também como consultor autônomo na área de recursos hídricos, participando de equipe multidisciplinares para elaboração de EIAs-RIMAs. Temas de principal interesse: foraminíferos, tecamebas, ecologia de comunidades, qualidade da água, Micropaleontologia aplicada à resolução de problemas ambientais. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0510421593724951. Unidades Curriculares (UCs): Ecologia de Populações e Comunidades; Biodiversidade.

 

Eliana Rodrigues

Titulação máxima: Doutorado, Regime de Trabalho: DE.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado e pós-doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2001 e 2010). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema onde coordena as atividades do Centro de Estudos Etnobotânicos e Etnofarmacológicos (CEE) e seu respectivo Herbário Etnobotânico. É orientadora permanente do Programa em Psicobiologia e colaboradora dos Programas em Biologia Química; Ecologia e Evolução, todos da UNIFESP. É Assessora "ad hoc" da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e parecerista de diversas revistas nacionais e estrangeiras. Entre 1994 e 2001 realizou seis levantamentos etnobotânicos e etnofarmacológicos entre diversas culturas e em diferentes biomas brasileiros. Desenvolve projetos na área de plantas e animais utilizados com fins alimentares, medicinais e/ou tóxicos por culturas do passado e do presente; seja para incrementar o entendimento da relação homem x natureza, quanto para a indicação de potenciais bioativos e avaliação dos riscos à saúde pública envolvidos no seu uso. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2830288889321370. Unidades Curriculares (UCs): Etnobotânica.

 

Elisa Hardt Alves Vieira

Titulação máxima: Doutorado, Regime de Trabalho: DE

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2002), mestrado em Recursos Florestais pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - USP (2005) e doutorado em Engenharia Civil - Rec. Hídricos, Energéticos e Ambientais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2010). É professora na Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema e pesquisadora colaboradora no Departamento de Ecologia da Universidade Complutense de Madrid - UCM. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Planejamento Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de paisagem e conservação da natureza. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1622817303276574. Unidades Curriculares (UCs): Modelagem de Paisagem e Geoprocessamento e Análise de Dados Espaciais.

 

Fabiano do Nascimento Pupim

Titulação máxima: Doutorado.

Professor Adjunto na Universidade Federal de São Paulo, campus de Diadema, Departamento de Ciências Ambientais. Bacharel e Licenciado em Geografia, com mestrado e doutorado em Geociências e Meio Ambiente (UNESP - Rio Claro), e período de estágio sanduíche doutorado na University of Vermont (EUA). Foi pesquisador de pós-doutorado no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo e no Dept. of Earth Science and Engineer do Imperial College London (UK). Atua como colaborador no Laboratório de Espectrometria Gama e Luminescência (IGc-USP), no Laboratório de Estudos do Quaternário (IGCE-UNESP) e é membro do grupo de pesquisa “Sistemas Fluviais e Meio Ambiente” (CNPq). Temas de interesse: geomorfologia, evolução da paisagem, nuclídeos cosmogênicos, datação por luminescência, rios e áreas úmidas tropicais, sensoriamento remoto, SIG e planejamento do meio físico. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0329197428428225. Unidades Curriculares (UCs): Metodologia Científica; Geomorfologia; Mapeamento Geoambiental.

 

Fábio Braz Machado

Titulação máxima: Pós-Doutorado, Regime de Trabalho: DE

Geólogo pela UNESP (199/2003-CNPq), mestre e doutor em Geociências, ambas com bolsa pela FAPESP pela mesma universidade. Pós-doutor com bolsa pela PETROBRAS. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) ministrando aulas de Geoquímica. Possui experiência na área de Geociências, com ênfase para Petrologia, Geoquímica (Fluorescência de Raio X e Microssonda Eletrônica), Mineralogia, Bacia do Paraná e Basaltos. Coordenador de Projeto Universal na CNPq. Editor Adjunto da Revista Geociências entre 2004 - 2010. Presidente da Sociedade Brasileira de Geologia (SP) entre 2004-2009. Presidente do Congresso Brasileiro de Geologia em 2012 / 1 Congresso de Geologia dos Países da Lingua Portuguesa. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7002147539282181. Unidades Curriculares (UCs): Geoquímica Ambiental; Estudo de Impactos Ambientais; Geodiversidade e Patrimônio Geológico.

 

Giovano Candiani

Titulação máxima: Doutorado, Regime de Trabalho: DE

Possui graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus Rio Claro (1999), Mestrado em Análise Ambiental pelo Instituto de Botânica (IBot), Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado de de São Paulo (2006), Doutorado em Energia pela Universidade Federal do ABC, Campus Santo André (2011). É professor na Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema. Tem experiência na área de Gestão Ambiental, com ênfase em Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão e gerenciamento ambiental, estudos de impactos ambientais, licenciamento ambiental, gestão de resíduos sólidos, gás metano, aproveitamento energético de resíduos e aterro sanitário. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9950995765229751. Unidades Curriculares (UCs): Gerenciamento Ambiental, Saneamento e Tratamento Ambiental e Estudos de Impacto Ambiental.

 

Ivone Silveira da Silva

Titulação máxima: Pós-Doutorado, Regime de Trabalho: DE.

Graduada em Geologia pelo Instituto de Geociências - USP (1993), com mestrado em Geoquímica pelo Instituto de Geociências - USP (1996), doutorado em Química Analítica pelo Instituto de Química da USP/SP (2000) e especialização em Biogeoquímica Ambiental pela Universidade de Newcastle upon Tyne. Atua como Professora Adjunto na Universidade Federal de São Paulo em diversos temas voltados às ciências do meio ambiente, com ênfase em poluição de solos, sedimentos e corpos d'água em áreas urbanas. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4087220978092983. Unidades Curriculares (UCs): Princípios de Mineralogia.

 

João Miguel de Barros Alexandrino

Título máxima: Doutorado, Regime de Trabalho: DE.

Possui graduação em Biologia pela Universidade do Porto (1992), mestrado em Ecologia Aplicada pela Universidade do Porto (1995), doutorado em Biologia pela Universidade do Porto (2000) e pós-doutorado na Universidade da Califórnia - Berkeley (2004). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal de São Paulo (Campus de Diadema), e Jovem Pesquisador da FAPESP na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Tem experiência nas áreas de Biogeografia e Genética e Evolução, com ênfase em Genética de Populações e Filogeografia. A sua linha de pesquisa atual (2006-2013) visa entender os mecanismos de diversificação biológica de algumas espécies de anfíbios anuros (sapos, rãs e pererecas) com distribuição ampla na Mata Atlântica do Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9695320755253441. Unidades Curriculares (UCs): Biologia Evolutiva; Biodiversidade.

 

José Guilherme Franchi

Titulação máxima: Doutorado, Regime de Trabalho: DE

Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Engenharia Mineral (Recuperação de Áreas Degradadas) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Geoquímica e Geotectônica pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor da Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase Geoquímica Ambiental, Mineração e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: turfa, turfa agrícola e adsorvente, Geologia e Tecnologia de minerais industriais e agrominerais, Riscos Geológicos, Áreas Contaminadas, Recuperação de Áreas Degradadas, Avaliação de Impactos Ambientais, Áreas de Preservação Permanente. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2784516411701522. Unidades Curriculares (UCs): Estudo de Impactos Ambientais; Recuperação de Áreas Degradadas; Gerenciamento Ambiental.

 

Juliana de Souza Azevedo

Titulação máxima: Pós-Doutorado, Regime de Trabalho: DE

Professor(a) Adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas. Possui Graduação em Ciências Biológicas, ênfase em Ciências Ambientais, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (1997-2000), Mestrado em Biociências e Biotecnologia, ênfase em Bioquímica e Biologia Celular, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2000-2002), Doutorado em Oceanografia Química e Geológica pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (2004-2008) com especialização em Toxicologia e Química Ambiental pela Universidade do Algarve, Portugal (2007-2007) e Pós-Doutorado em Química Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2009-2012). Tem experiência nas áreas de Bioquímica e Ecologia, com ênfase em Bioquímica Marinha e Ecologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: química biológica de metaloproteínas, ecotoxicologia, toxicologia ambiental, biomarcadores de contaminação ambiental, poluição marinha e costeira, bioindicadores e bioacumulação, biomonitoramento e diagnóstico ambiental. Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9196997953777495. Unidades Curriculares (UCs): Conservação, Ecossistemas Aquáticos, Saúde e Meio Ambiente, Fundamentos e Processos Oceanográficos, Ecofisiologia de Peixes Ósseos e Efeitos dos Poluentes.

 

Juliana Gardenalli de Freitas

Titulação Máxima: Doutorado, Regime de Trabalho: DE.

Professora adjunta 1 da Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema. Engenheira Civil pela Universidade de São Paulo (2001), com mestrado em Engenharia Civil - Saneamento pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Earth Sciences pela Universidade de Waterloo (Canadá, 2009). Atua principalmente na área de contaminação e remediação de solos e águas. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9021997241840860. Unidades Curriculares (UCs): Fontes e Destinos de Poluentes; Recuperação de Áreas Degradadas; Remediação dos Solos e das Águas e Saneamento e Tratamento Ambiental.

 

Leda Lorenzo Montero

Titulação máxima: Doutorado, Regime de Trabalho: DE.

Formada em Biologia Ambiental pela Universidad Autônoma de Madrid (2001) e doutora em Ecologia pelo Instituto de Biociências da USP (2008). Me interessam os processos ecológicos e tenho atuado em ecologia funcional, nas áreas de ecologia florestal e de ecossistemas, trabalhando com decomposição e solo com énfase em florestas tropicais. No doutorado pesquisei o acúmulo de carbono no solo em plantios de Eucalyptus e Pinus comparados com floresta nativa (cerradão). Depois, no pós-doc, foquei o trabalho nas caraterísticas funcionais da vegetação relacionadas ao uso e ciclagem dos nutrientes. Nos últimos anos, na procura da aplicação de tais conceitos, tenho atuado em recuperação de áreas degradadas. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6807335827026771. Unidades Curriculares (UCs): Ecologia de Populações e Comunidades; Degradação de Biomas Terrestres; Ecossistemas Terrestres; Recuperação de Áreas Degradadas; Estudo de Impactos Ambientais; Agroecologia e Sustentabilidade.

 

Lúcia Maria Armelin Correa

Titulação máxima: Doutorado, Regime de Trabalho: DE.

Realizou pós-doutorado no Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Possui doutorado em Genética Humana (2007), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2001) e graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1993). Tem experiência na área de Genética Humana, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente em mecanismos de regulação da transcrição, epigenética, organização nuclear e retrotransposons. Atualmente trabalha com arquitetura nuclear de neurônios quimiosensoriais. Unidades Curriculares (UCs): Bioquímica.

 

Luciana Farias

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1998), mestrado (2002) e doutorado (2006) em Ciências pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em Educação Ambiental pelo Programa de Interunidades da USP (2015) e especialização em Psicologia Transpessoal (2017). Tem experiência na área de Química Ambiental, Educação Ambiental e Psicologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: mercúrio, meio ambiente, peixes, saúde de população e ensino de ciências. Participou em projeto de pesquisa sobre Células a Combustível, avaliando a oxidação direta de metanol e etanol. Desenvolveu pesquisa que objetiva avaliar a Percepção de Risco e Representações Sociais a respeito da Área Nuclear, Meio Ambiente e Educação Ambiental.Atualmente desenvolve pesquisa na área de Educação Socioemocional e Educação Ambiental Transpessoal.  Investiga também a relação entre as práticas religiosas Umbanda e Candomblé e a Educação Ambiental, a partir da interpretação da Lei Federal 11.465/07, a qual determina a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas. Possui curso de produção de documentários na Academia Internacional de Cinema. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de São Paulo, campus Diadema, do Departamento de Ciências Ambientais.

 

Luciana Varanda Rizzo

Titulação máxima: Doutorado, Regime de Trabalho: DE

Possui graduação em Fisica pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2006). Entre 2007 e 2008 trabalhou como pós-doc no NCAR (National Center for Atmospheric Research - EUA). Atualmente ocupa o cargo de Professor Adjunto I no Departamento de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em Diadema (SP). Tem experiência na área de poluição atmosférica, monitoramento de aerossóis e gases traço e sensoriamento remoto. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5924114866857244. Unidades Curriculares (UCs): Física I e II para Ciências Ambientais; Matemática I e II para Ciências Ambientais; Tópicos em Tratamento e Análise de Dados.

 

Lucildes Pita Mercuri

Titulação máxima: Pós-Doutorado, Regime de Trabalho: DE

Possui graduação em Licenciatura em Química Aplicada pela Universidade do Estado da Bahia (1986), mestrado em Química (área de concentração: Físico-Química) pela Universidade Federal da Bahia (1991) e doutorado em Química (área de concentração: Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (2000). Pós-doutorado em Nanociências (área de concentração: Interdisciplinar) pela Kent State University em 2000-2001 (Kent-Ohio-USA). Atualmente é professora adjunta III da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, pesquisadora nível II do CNPq até março de 2014, pesquisadora colaboradora do Instituto Butantan e professora e pesquisadora colaboradora do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Docente credenciada como orientadora no Programa de Pós-graduação da Biologia Química (UNIFESP - Campus Diadema). Tem experiência na área de Química com ênfase em Estudos Termoanalíticos de diferentes materiais e de Materiais Nanoestruturados, atuando principalmente nos seguintes temas: (a) Desenvolvimento de metodologias de caracterização de diferentes materiais (tais como: biológicos, fármacos e outros), utilizando as técnicas de TG, DSC , TG/DTA-GC/MS entre outras; (b)Estudo Interdisciplinar envolvendo síntese, funcionalização, encapsulação e caracterização de materiais nanoestruturados (como por exemplo: SBA-15, MCM-41 e FDU-1) e sua aplicação em diferentes sistemas, tais como: neuropsíquicos, imunológico e ambiental. Atualmente, orienta dois estudantes de mestrado e dois estudantes de doutorado Unidades Curriculares (UCs): Fundamentos de Química Geral I e II, Química Analítica para Ciências Ambientais e Química Ambiental Instrumental.

 

Mário Roberto Attanásio Júnior              

Titulação máxima: Doutorado, Regime de Trabalho: DE.

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1996) , graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1996) , especialização em Direito (área: Direito Ambiental) pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003) , mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental Conceito CAPES 5 pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP (2005) e doutorado em Filosofia e Teoria Geral do Direito Conc. Capes 6 pela Faculdade de Direito da USP (2012) . Atualmente é Revisor de periódico da Revista Direito Estado e Sociedade PUC-RJ e Professor Adjunto A 1 da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Direito. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5878553628457551. Unidades Curriculares (UCs): Direito Ambiental e Políticas Públicas, Estudo de Impactos Ambientais; Temas atuais de direito ambiental e urbano. Poluição Aquática; Direito Ambiental

 

Maurício Talebi Gomes

Titulação máxima: Pós-Doutorado, Regime de Trabalho: DE.

Docente Adjunto II da Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema, SP e Orientador de Mestrado [Programa de Pós Graduação Ecologia e Evolução]. Graduação em Medicina Veterinária pela Univ. Estadual de Londrina (1993), mestrado em Etologia pela Univ. de São Paulo (1999), doutorado em Antropologia Biológica (Biologia Comportamental e Conservação das Especies) pela Univ.de Cambridge (Inglaterra, 2006), pós-doutorado em Ecologia Sensorial na Univ. George Washington (EUA, 2008). Desde 2009 divide [com dois colegas] a Coordenação da Regional Brasil e Guianas do Grupo de Especialistas de Primatas (PSG/SSC/IUCN). Organizador e Coordenador Executivo do Plano Nacional de Ação de Muriquis, ICMBio (2010). Desde 1996 é o Coordenador Científico do único estudo de longo prazo existente com a espécie primata Muriqui do Sul em floresta contínua, no Parque Estadual Carlos Botelho-SP. Possui longa experiência em orientação e treinamento de estudantes em pesquisa de campo no Bioma Mata Atlântica. Atuação nas áreas de Zoologia e Ecologia com ênfase em Primatologia e Conservação das Espécies. Atua principalmente nos seguintes temas: ecologia alimentar, ecologia sensorial, comportamento animal e biologia da conservação. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8900428205538307. Unidades Curriculares (UCs): Ética e Educação Ambiental; Antropologia Biológica; Saúde e Meio Ambiente; Conservação; Biologia da Conservação; Tópicos em Antropologia Biológica.

 

Mirian Chieko Shinzato

Titulação máxima: Doutorado, Regime de Trabalho: DE.

Graduada em Geologia pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (1991), mestre (1995) e doutora (1995) em Ciências (área de concentração em Mineralogia Experimental) pela mesma instituição. Ministra aulas de geologia e mineralogia e realiza pesquisas nas áreas de geoquímica ambiental e mineralogia aplicada. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Diadema. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3795345587829203. Unidades Curriculares (UCs): Geologia I; Cartografia Básica.

 

Nilton Manuel Évora do Rosário

Titulação máxima: Doutorado, Regime de Trabalho: DE

Bacharel, Mestre e Doutor em Meteorologia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo. Doutorado sanduíche pelo Imperial College London, Reino Unido (2009-2010). Atua principalmente nos seguintes temas: Meteorologia física, Processos radiativos na atmosfera, Óptica atmosférica, Efeito radiativo direto dos aerossóis e seu papel nas mudanças climáticas, Sensoriamento remoto da atmosfera e Poluição do ar. Atualmente é pesquisador associado ao Centro de Ciências do Sistema Terrestre (CCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9719233997872020. Unidades Curriculares (UCs): Ciências Atmosféricas I e II; Fontes e Destino de Poluentes, Tópicos em Tratamento e Análise de Dados.

 

Raúl Bonne Hernández

Titulação máxima: Doutorado, Regime de Trabalho: DE.

Possui graduação em Licenciatura En Química (2000) e mestrado em Manejo Integrado de Zonas Costera, ambos pela Universidad de Oriente (2003). Doutorado em Química pela Universidade de São Paulo (2009), com estagios em neurotoxicologia no IIBB-CSIC-Espanha (6 meses) e em toxicogenômica na UFZ-Alemanha (3 meses). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços, Química e Toxicologia Ambiental e Bioinorgânica atuando principalmente nos seguintes temas: Toxicologia Ambiental e Neurotoxicologia de Metais. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1080005732180726. Unidades Curriculares (UCs): Fundamentos de Química Geral I e II

 

Rosângela Calado da Costa

Titulação máxima: Doutorado, Regime de Trabalho: DE.

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências (IB-USP) e pela Faculdade de Educação (FE-USP) (1999), Mestre (2003) e Doutora (2008) em Ciência Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (Procam-USP). No Mestrado, a pesquisa envolveu o estudo da participação de assentados rurais em um projeto de conservação ambiental, no extremo oeste do Estado de São Paulo. A dissertação resultante foi agraciada com o Prêmio Sober de Melhor Dissertação em Sociologia Rural, durante o XLII Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (Sober), em 2004. No Doutorado, investigou-se como um instrumento econômico poderia contribuir para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no Estado do Pará, na Amazônia Brasileira. A tese foi uma das vencedoras do Prêmio Dow-USP de Inovação em Sustentabilidade - 2010. Desde janeiro de 2011, é Professora Adjunta na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Diadema, no Curso de Ciências Ambientais. Suas pesquisas relacionam-se às dinâmicas socioambientais locais e suas consequências para formas de desenvolvimento mais sustentáveis. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4638308738481562. Unidades Curriculares (UCs): Economia e Meio Ambiente; Desenvolvimento Sustentável; Estudo de Impactos Ambientais; Recuperação de Áreas Degradadas; Conservação; e Agroecologia e Sustentabilidade.

 

Sheila Aparecida Correia Furquim

Titulação máxima: Doutorado, Regime de Trabalho: DE.

Possui mestrado (2002) e doutorado (2007) em Geografia Física e pós-doutorado em Ciência do Solo (2010), todos pela Universidade de São Paulo (USP). Atua na área de Ciências da Terra, com ênfase em Pedologia, enfocando principalmente os seguintes temas: mineralogia de solos, gênese de solos, relações solo-relevo. Tem experiência, ainda, na área de consultoria e planejamento ambiental, com ênfase na coordenação de relatórios de impacto ambiental. Atualmente, é docente do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Diadema. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3233419335271097. Unidades Curriculares (UCs): Ciclo Hidrológico e Bacias Hidrográficas; Solos e Paisagem; Mapeamento Geoambiental.

 

Suzan Pantaroto de Vasconcellos

Titulação máxima: Doutorado, Regime de Trabalho: DE.

Possui mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atuou como pesquisadora colaboradora da Divisão de Recursos Microbianos (bolsista pós-doc FAPESP) no Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Biológicas, Químicas e Agrícolas CPQBA - Unicamp, nas áreas de Microbiologia Aplicada e Metagenômica. Tem experiência em Biocatálise, Microbiologia Industrial e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: metagenômica, genética de microrganismos, biocatálise e biogeoquímica. Foi pesquisadora visitante no CSIRO (CommonwealthScientificand Industrial ResearchOrganisation) - Sydney, Austrália. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Diadema, junto aos cursos de Ciências Ambientais, Farmácia e Ciências Biológicas. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4254240006926714. Unidades Curriculares (UCs): Microbiologia Geral; Transformações Microbiológicas.

 

Theotonio Mendes Pauliquevis Júnior

Titulação máxima: Doutorado, Regime de Trabalho: DE

Graduado, Mestre e Doutor em Física pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) na área de medidas e modelagem de propriedades de aerossóis biogênicos, e no Instituto de Astronomia, Geofísica e C. Atmosféricas (IAG/USP) na área de meteorologia. Atua na área de ciências atmosféricas com foco particular para microfísica de nuvens. Atualmente é professor da Universidade Federal de São Paulo (campus Diadema) na área de Física. Interesses principais de pesquisa: microfísica de nuvens; região amazônica e seu clima; aspectos não lineares das propriedades de nuvens na região amazônica, e suas potenciais implicações climáticas devido a atividades humanas. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6215487629594394. Unidades Curriculares (UCs): Estatística Aplicada à Ciência Ambiental.

 

Thomas Püttker

Titulação máxima: Doutorado, Regime de Trabalho: DE

Possui graduação em Biologia - Johannes-Gutenberg-Universität Mainz (1997), mestrado em Zoologia - Christian-Albrechts-Universität Kiel (2002) e doutorado em Zoologia pela Universidade de Hamburgo (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fragmentation, mata atlântica, marsupials, small mammals e rodents. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6091761742167485. Unidades Curriculares (UCs): Ecologia de Populações e Comunidades; Introdução à Sistemática Biológica e Ecologia; Recuperação de Áreas Degradadas.

 

Zysman Neiman

Titulação máxima: Doutorado, Regime de Trabalho: DE

Doutor em Psicologia (Psicologia Experimental com pesquisa em Educação Ambiental) (2007), passagem pelo programa de doutorado em Ciência Ambiental (2000-2004), mestre em Psicologia (Psicologia Experimental, com ênfase em Ecologia Comportamental) (1991), Licenciado em Ciências (1986), Licenciado em Biologia (1986), e Bacharel em Ciências Biológicas (1986), todos pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia Humana, Unidades de Conservação, Sustentabilidade, Percepção Ambiental, Ética e Meio Ambiente, Terceiro Setor, Ambientalismo, e Ecoturismo. Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/643534185648108. Unidades Curriculares (UCs): Ética e Educação Ambiental, Antropologia Ecológica e Uso Público em Unidades de Conservação.

© 2013 - 2017 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp 
Rua Sena Madureira, n.º 1.500 - Vila Clementino - São Paulo - SP - CEP: 04021-001 

 

Sobre o portal | Comunicar erros no site